segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Reflexão minha...


Eis que retorno das férias, período dramátido e deprimente. Já estava me fazendo mal a falta de convívio com outras pessoas - não pensei que eu fosse admitir isso... ¬¬

Pois bem, hoje foi o primeiro dia de aula do 4º semestre na faculdade... Muito bom por sinal. Gostei das discussões, ainda que pequenas, desenvolvidas. Parece que esse semestre se anuncia um tanto promissor, apesar das agonias e tensões por vir. :x

Um termo usado na aula de Psicologia Social II e que me chamou a atenção foi "empoderamento"... peraí que fui ali pegar um dicionário... xD

Rapaz... não tinha nos dicionários... então é um termo importante... hauehuaheua... xP

Olha só a definição que encontrei no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI): "Empoderamento significa em geral a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais."

Quando a professora falou sobre o empoderamento, que será abordado também com movimentos emancipatórios, lembrei de minhas reflexões sobre a busca por autonomia da parte dos indivíduos e dos grupos. Antes disso, eu estava lendo um livrinho sobre conceitos psicanalíticos que minha amiga Adriele trouxera para a sala. Então associei o pouco que havia lido do livrinho, a fala da professora sobre o empoderamento e minhas reflexões sobre autonomia individual e coletiva... Envergonhei-me de mim mesmo... ://///

Deixe eu me justificar...

No momento eu percebera o quão injusto tenho agido com várias pessoas. E isso se remete também ao meu comportamento antissocial manifestado ultimamente durante as férias...

Às vezes, expresso meu desejo e angústia de que as pessoas deveriam se esforçar mais para
'apoderar-se' (em referência ao jogo de palavras feito pela professora hoje, entre apoderamento e empoderamento) das possibilidades de conhecimento, para que pudessem se tornar cada vez mais autônomas diante de determinadas situações. A minha angústia supracitada decorre de que, inúmeras vezes eu tomara a mim mesmo como referência para tal análise. Ou seja, eu pensava de maneira egocêntrica... percebi isso após ler o livrinho sobre narcisismo... Assim, acontecia que eu acabava exigindo das outras pessoas que elas procurassem agir mais independentemente em seus afazeres, aprendendo por conta própria. Mas tal exigência estava em desequilíbrio em relação à forma como tenho aprendido as coisas em minha vida. Eu estive errado em minhas expectativas egocêntricas, e agora notifico-me disso.

O que acontece é que em diversas ocasiões eu aprendi partindo do auxílio que busquei junto a outra pessoa. Eu não aprendi exatamente sozinho. Alguém me iniciou em algum conhecimento. Um processo compartilhado com alguém. Não há divisão, separação, isolamento. Em contrapartida, eu esperava das pessoas que elas aprendessem isoladamente e, particularmente, sem me incomodar. Meu erro. Minha falta de razão para tal assunto.

E com isso, agora, mais do que nunca, sei que necessito do contato social, do convívio humano. Agradeço especialmente à Raíssa, ao Andrey, à Mariana e ao Felipe, pois sem eles eu não chegaria a essa reformulação de pensamentos. Não devo tomar apenas a mim mesmo como referência das coisas que ocorrem ao redor. Isso é uma genuína contradição para com muito daquilo que eu busco e acredito... Embora, foi errando que tive que me ferir para perceber como deve ser o processo.

Espero com isso não me aprisionar em um muro, como muitas vezes tenho tentado fazer, mesmo que inconscientemente.

Espero ter aprendido algo para me tornar alguém melhor.

A distância e a profundidade promovidas pelo conhecimento e pela crítica assustam, mas porque desvelam a verdade antes oculta, para que possa ser possível agir com maior desenvoltura ante às novas demandas emergentes.

Boa tarde a todos...!!!

/beigosminpokeiamincomentamintwita

Um comentário:

  1. meu deus, eu amei esse hamster! *-*
    eu fiquei brincando com ele um tempão \o/
    e os pinguis... muito legal cara *___*

    ta, eu sei que deveria estar postando algo relacionado ao teu post, acontece que eu ainda não terminei de ler ._. HAHAHAHA'

    mas irei. beeigos/saudades

    ResponderExcluir